
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) completa 80 anos em 02 de julho de 2026, data que carrega a força histórica e transformadora, não por acaso, ao coincidir com os 203 anos da Independência da Bahia.
Para marcar a celebração, a UFBA lança uma ampla e diversa programação comemorativa, entre elas o Programa UFBA 80 anos e o Congresso UFBA 80 anos, que propõem revisitar sua história, refletir sobre os desafios do presente e projetar caminhos para o futuro, tanto da universidade quanto da sociedade na qual está inserida. As ações dialogam com o lema “UFBA 80 anos – o futuro em movimento”, que orienta as atividades ao longo do ano comemorativo.
Como parte das iniciativas, a Universidade apresenta a marca oficial dos 80 anos, concebida para traduzir visualmente a articulação entre passado, presente e futuro. O logotipo, que substituirá o brasão da UFBA no período de janeiro de 2026 a 1º de julho de 2026, foi desenvolvido pela equipe da Coordenação de Comunicação Institucional, vinculada à Reitoria, e criado pelo designer gráfico Pablo Lucena, doutor em Artes Visuais pela UFBA. As unidades, setores e programas da UFBA devem acessar o Manual Logotipo UFBA 80 anos a fim de orientar a correta aplicação da identidade visual nas peças e materiais institucionais.
A identidade visual dos 80 anos da UFBA aciona a necessidade de refletir sobre as forças que atravessam a sociedade, o desejo de convocar a rebeldia da juventude, honrar a ancestralidade que nos permeia, o respeito aos diferentes mundos, o zelo, o cuidado, a proteção aos povos e à natureza, o fortalecimento da UFBA e suas instituições irmãs. O ramo que surge do “A” ao final de UFBA não cresce sozinho: como florestas, as universidades públicas de ensino superior florescem juntas, conectando saberes, produzindo ciência, formando e cuidando de pessoas.
Em tempos de crise climática, o logotipo também traduz o olhar da instituição para diferentes povos, valorizando o conhecimento que emerge de outros espaços de vida, entre eles: os que são construídos em respeito à biodiversidade. O verde, então, se insere e se une ao azul fundamental da UFBA. E novas cores se agregam, com destaque para o dourado, um sonho do saber.
Viva à Universidade Federal da Bahia, jovem de 80 anos em direção à eternidade!
Manual Logotipo UFBA 80 anos